SOBRE:
Isto não é Filosofia é uma empresa de educação e comunicação, cujo objetivo é alargar o pensamento das pessoas, por meio da Filosofia, localizada no Rio de Janiero - RJ. Seu público é formado, em sua maioria, por pessoas com mais de 25 anos das classes A e B que se interessam por assuntos filosóficos, mas não querem seguir carreira acadêmica.
TIPOGRAFIA:
Seguindo o arquétipo do Sábio que foi o escolhido para representar a marca, buscamos uma tipografia que conversasse com ele de forma direta e prática. Depois de muita análise, testes e pesquisas, chegamos a The Yoshi para carregar a personalidade da INÉF - uma fonte manuscrita, caligrafa, com um ar retrô e moderno ao mesmo tempo. Tudo isso sem perder sua característica principal: o refinamento.
PALETA DE CORES:
A escolha da paleta de cores partiu de dois objetivos principais: tonalidade e significado. Os tons terrosos provenientes do marrom e seus derivados, além de possuírem uma conexão intrínseca com a natureza do ser e a natureza propriamente dita, transmitem elegância, sobriedade e confiança. O preto fosco está diretamente ligado a força, a seriedade, a sobriedade e a sofisticação. Já o cinza chegou para representar sua função primordial no círculo cromático: neutralidade. Ele funciona como um ele de ligação e equilíbrio entre os demais tons da paleta. A junção desses tons conseguiu, portanto, traduzir tudo que a INÉF representa - elegância, modernidade e confiança.
SÍMBOLO:
A construção do símbolo partiu de dois princípios: conceito e minimalismo. Por se tratar de um redesign de uma marca já conceituada, achamos que o melhor caminho seria o símbolo não passar por mudanças drásticas.
círculos ao redor dos olhos, assim como o sombreado, foram retirados com o intuito de trazer modernidade e elegância a marca, e as extremidades pontiagudas foram levemente arredondadas, tornando-a mais amigável e próxima.
GRID:
Um grid geométrico formado por retas e círculos nos auxiliou na construção da marca, a letra I em sua forma maiúscula foi usada para delimitar a área de não interferência, e a regra dos terços foi utilizada para mantermos uma proporção harmônica entre símbolo e tipografia. Para isso, dividimos o símbolo em quatro partes iguais e a tipografia foi enquadrada em uma delas.
GRAFISMOS:
Com o intuito de compor a Identidade Visual da marca de forma ainda mais versátil e criativa, diversos grafismos foram desenvolvidos para serem utilizados tanto nos materiais digitais, quanto nos impressos. Pesquisando nos materiais da própria empresa, percebemos que uma dúvida recorrente dos iniciantes no assunto é o famoso “por onde começar?”. “Por qual livro começar a ler Nietzsche?”, “Por qual clássico da literatura eu começo?”, “O ideal é começar estudar filosofia mais jovem, ou um pouco mais velho?”. E o professor responsável sempre os conduzia a iniciar com textos e livros mais introdutórios para ampliar o repertório pessoal e prepará-los para a obra principal. É justamente esse ideia de “escada” que queremos transmitir através dos grafismos da marca. Elementos geométricos e abstratos foram cuidadosamente desenhados para passar a sensação de continuidade, de processo, de inicio, meio e fim. Alguns se assemelham com uma escada mesmo, outros com livros, alguns outros com ciclos. Mas o conceito central segue sendo mesmo.
RESULTADO: